Loja Digital #14 | É por isso que eu escolhi o OpenSaaS
Entenda as vantagens do OpenSaaS para e-commerce e descubra o motivo da Bertholdo priorizar o Woo
Na Loja Digital #12, eu prometi explicar o modelo OpenSaaS e compará-lo com SaaS e Open Source. Vou cumprir essa promessa agora.
Vou fazer mais, vou abrir nossa caixa preta e te mostrar os motivos pelos quais a Bertholdo está priorizando o Woo (antigo WooCommerce) no modelo OpenSaaS.
Você ainda vai saber em primeira mão sobre o novo produto que estamos lançando. E também não podia faltar aquele desconto maneiro de pré-lançamento.
Temos muita coisa para refletir. Vamos lá!
Foi por isso que escolhemos o OpenSaaS
Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre OpenSaaS. Não se preocupe. Esse termo é muito recente.
Quando você pesquisa por tipos de plataforma, em geral, vai encontrar apenas dois tipos: SaaS ou Open Source. Mas não confunda com modalidades de e-commerce como B2B, B2C, D2C, etc. São coisas completamente diferentes.
Você pode verificar, sem grandes dificuldades, que existe uma polarização entre esses dois tipos de plataforma. Um fenômeno parecido com a polarização política no Brasil (chato do mesmo jeito). Vai encontrar vários radicais que defendem seu lado.
A Bertoldo começou uma reflexão muito séria se só existem dois tipos de plataforma. Começamos a pesquisar alguns mercados mais evoluídos, como o norte americano. Foi então que descobrimos o OpenSaaS.
Nossa afinidade e integração com esse tipo de plataforma foi imediato. Afinal, a Bertholdo já fazia algo similar, nos últimos anos, apesar de não termos utilizado uma denominação específica.
O OpenSaaS é a combinação de uma plataforma Open Source com a comercialização no modelo SaaS (software como serviço). Ou seja, uma empresa (que pode ser o próprio fabricante) oferece a plataforma Open Source pronta para ser utilizada como um serviço na nuvem.
Mediante uma assinatura OpenSaaS, você recebe a plataforma devidamente configurada por especialistas mediante o pagamento de uma assinatura, que pode ser mensal ou anual. A assinatura já inclui infra, suporte e atualização da plataforma, em alguns casos também inclui customização e melhorias.
Um exemplo que merece estudo é o Magento, que nasceu como plataforma Open Source em 2008. Posteriormente, foi adquirido pela Adobe, passando a ser conhecido como Adobe Commerce. A Adobe passou a oferecer duas versões: o Magento Open Source e o Adobe Commerce Cloud no modelo SaaS.
A Adobe optou por diferenciar as versões. O Adobe Commerce Cloud possui funcionalidades exclusivas, como por exemplo vendas B2B, e que não estão disponíveis no Magento. Apenas a versão Cloud é oferecida em formato SaaS e apresenta valores elevados de assinatura, sendo direcionada para empresas de grande porte.
Acredito que seja possível perceber que devido, exclusivamente, à política comercial adotada pela Adobe não existe um Magento OpenSaaS. Minha avaliação é que caso existisse, iria canibalizar o mercado do Adobe Commerce. Como todos sabemos, o objetivo da Adobe é aumentar seus lucros.
Porém, outros softwares não seguiram o mesmo caminho do Magento. O líder de mercado Wordpress, por exemplo, apresenta diversas soluções do tipo OpenSaaS.
Quando verificamos as enormes vantagens do OpenSaaS e sua evolução, principalmente, no mercado norte americano, entendemos que essa é a melhor opção para os clientes da Bertholdo.
Vantagens do OpenSaaS
Para não deixar nenhuma dúvida, segue um resumo das vantagens do OpenSaaS, incluindo comparativo com os modelos SaaS e Open Source.
Praticidade: ao contratar, você não precisa se preocupar com nenhum requisito técnico como hospedagem, instalação ou atualização da plataforma. Possui praticidade similar ou superior ao SaaS tradicional;
Performance otimizada: possui performance superior as plataformas SaaS, que possuem ferramentas limitadas de otimização, e que o Open Source, que depende tanto da hospedagem quanto da contratação de especialistas. O OpenSaaS, ao combinar a grande diversidade de ferramentas de otimização do Open Source com uma hospedagem de alta performance, consegue entregar o máximo nas métricas do Google Core Web Vitals;
Investimento mensal reduzido: o projeto de implantação e customização de plataformas Open Source ou SaaS podem ultrapassar facilmente o patamar de dezenas de milhares de reais. As mensalidades do OpenSaaS são apenas uma fração desses valores e incluem resultados similares, demandando investimento de capital inicial menor;
Liberdade: você encontra a mesma liberdade do Open Source. Você pode decidir, sem restrições, qual método de pagamento deseja usar ou como quer o layout da sua loja virtual;
Customização máxima: diferente das plataformas SaaS, que possuem severas restrições, você pode customizar completamente sua loja em uma plataforma OpenSaaS. As opções de customização são similares ao Open Source;
Suporte de Especialistas: muitos lojistas reclamam da qualidade do suporte das plataformas SaaS, sobretudo aquelas com milhares de lojas. Em geral, qualquer atendimento é bastante demorado e nem sempre entrega o resultado esperado. No Open Source, os lojistas muitas vezes não possuem suporte ou contam com a boa vontade de freelancers. Acabam também sofrendo pelo falta de suporte. No OpenSaaS, você possui o apoio de especialistas durante todo o período que assinar o serviço, inclusive por whatsapp e telefone.
Melhoria contínua: tanto projetos SaaS quanto Open Source possuem uma forte tendência de ficarem congelados, ou seja, não evoluem a tecnologia e os recursos depois da sua publicação. No início, pode parecer bom pois reduz os custos operacionais. Porém, após um ou dois anos, a obsolescência tecnológica gera grandes estragos. A plataforma OpenSaaS é sempre atualizada por especialistas e ainda permite que melhorias sejam constantemente integradas à loja virtual;
Portabilidade: entrar em um plataforma SaaS é relativamente simples. Porém, para sair é muito complicado, pois não existe portabilidade. Você não possui a alternativa de receber backup dos seus dados e rodar sua loja em outra hospedagem. Basicamente, você é obrigado a permanecer, mesmo que não esteja satisfeito. A única alternativa é jogar quase tudo fora e começar praticamente do zero em outra plataforma. Tanto o Open Source quanto o OpenSaaS oferecem diversas opções de portabilidade. Você pode manter sua loja virtual rodando normalmente em outra hospedagem com o apoio de um novo fornecedor (sem precisar migrar de plataforma).
Foi por tudo isso que optamos por priorizar nossos produtos OpenSaaS baseados no Woo. Mas por que utilizar apenas o WooCommerce?
O segredo porque escolhemos o Woo para nossos planos OpenSaaS
Ao pensar em oferecer planos OpenSaaS, poderíamos utilizar uma das duas plataformas Open Source Magento ou WooCommerce, devido a longa experiência da Bertholdo com ambas.
Pelo que explicamos sobre o Magento e a política comercial da sua dona (Adobe) entendemos que essa opção ficou inviável. Principalmente, pelo Magento Open Source possuir um conjunto limitado de funcionalidades em relação a versão paga (SaaS).
O WooCommerce, após muita pesquisa e trabalho técnico, mostrou-se a melhor escolha, por apresentar uma excelente relação custo/benefício.
Do lado do custo, destaca-se a possibilidade de hospedar as lojas em infraestrutura computacional mais simples e econômica. Além disso, as funcionalidades adicionais do Woo são muito mais baratas do que as equivalentes em Magento ou Shopify por exemplo.
Acredito que o maior benefício seja a agilidade e diversidade de recursos, pois existe um amplo conjunto de plugins tanto para Woo quanto Wordpress. Isso permite customizar as lojas virtuais de forma rápida e com baixo investimento.
Outro benefício relevante é que qualquer novo recurso, como um novo meio de pagamento, é sempre disponibilizado primeiro para o Woo. Apenas como exemplo: alguns métodos de pagamento internacionais amplamente divulgados como sendo exclusivos da Vtex já estavam disponíveis para Woo pelo menos seis meses antes.
Novas opções de assinaturas OpenSaaS
Eu já escrevi bastante nessa edição, mas, antes de terminar, preciso dar uma notícia em primeira mão para você.
A Bertholdo já oferecia, desde 2023, uma solução Open SaaS chamada Loja Premium, que é mais indicada para quem está criando uma loja virtual do zero e demanda uma solução simples, rápida e barata.
Agora, vamos lançar nossa nova geração de soluções OpenSaaS chamada Clube Loja, que é um clube de assinatura completo para quem quer vender online com sua própria loja profissional.
Ao assinar o Clube Loja, você recebe uma loja virtual profissional e customizada por especialistas. Ainda recebe hospedagem otimizada, suporte humanizado e mentoria baseada na metodologia exclusiva da Bertholdo. Enquanto estiver no Clube, você pode realizar evoluções e melhoria contínua em sua loja online. Ou seja, trata-se da solução de e-commerce mais completa do Brasil.
Venha fazer parte desse clube mais que exclusivo!
AVISO FINAL:
Você pode contratar o Clube Loja com 15% de desconto na mensalidade durante os primeiros doze meses. Use o cupom #LOJADIGI15
Ainda está em dúvida sobre SaaS, Open Source ou OpenSaaS, entre em contato com a Bertholdo e solicite uma reunião sem compromisso. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas. Respondemos sempre direto ao ponto e sem desperdiçar seu tempo.
TEMU, um dos marketplaces líderes na China, chegou ao Brasil. Confira, em breve, nossa avaliação completa sobre esse gigante do varejo online.
Grande abraço e muitas vendas!
Flávio Augusto Bertholdo